Postagens e repostagens daquilo que merece ser compartilhado: o nosso universo geek.

Especial Dragon Ball

Todos têm aquele desenhos da infância que marcou mesmo, mas se você tem entre quinze e vinte e cinco anos, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e, principalmente, Dragon Ball, a marca é ainda mais notável. Decidi que estava na hora de montar um super especial de Dragon Ball, o meu desenho preferido.

O texto sobre a história foi retirado do Wikipedia.org, espero que gostem de relembrar:

A história de Dragon Ball (esfera do dragão) conta a vida de Son Goku, um menino morador da Montanha Paozu com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Jornada ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.

As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete esferas de cristal alaranjado, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Shen Long que realiza um desejo (com alguns limites). Depois do desejo ser concedido, as esferas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma (filha de um dos maiores gênios da cidade, o dono da Corporação Capsula – fábrica existente no anime) cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as “Dragon Balls” deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.

 O início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão (a esfera de 4 estrelas, que ao decorrer da história se torna a principal para ele, por ser a única lembrança restante do avô). Eles se conhecem nas montanhas, após sem querer ela lhe atropelar. Ela vê a esfera dele e lhe conta sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Shen Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam

No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que aprendeu a técnica de trocar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto, que depois se torna bom, e um dos melhores amigos de Goku), Pual (um gato voador com a mesma técnica que Oolong,eles estudarão na mesma escola de transformações, ele vive com Yamcha), Mestre Kame (um velho mestre de artes marciais, conhecido por homem mais forte do mundo, e por ser muito promíscuo), Kuririn (um jovem monge que procura os ensinamentos do Mestre Kame e acaba treinando junto a Goku) e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar,seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa).

Além disso conhece Chichi (filha do Rei Cutelo, que foi aluno de Mestre Kame e amigo do avô de Goku), com qual se casa anos depois. Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf (vilão que queria dominar o mundo e aumentar seu tamanho com as esferas do dragão e acaba enfrentando Goku), o Exército da Red Ribbon (que também queria as esferas, para um motivo pessoal de seu chefe, Goku destrói sozinho todo o exército)e o Rei Demônio Piccolo Daimaoh (monstro de outro planeta que quer dominar o universo).

A História do Dragon Ball no Brasil (parte da tua história, aliás):

No Brasil, a série estreou no dia 19 de agosto de 1996 pelo SBT, sendo exibida de Segunda à Sexta às 10:30. Dragon Ball sofreu diversas alterações de horário, passando a ser exibido somente aos Sábados, dentro do programa Sábado Animado e a partir de 1999 retornando aos dias de semana, porém pela tarde. Foram exibidos apenas 60 episódios da série original dublados pelo extinto estúdio Gota Mágica, sob supervisão de Gilberto Baroli.

Em 1999 Dragon Ball Z chega pelo canal pago Cartoon Network onde era exibido ás 18:30 com reprise às 00:30 e entre 1999 e 2001, Dragon Ball Z foi transmitido pela Rede Bandeirantes através do programa Band Kids, de segunda à sexta, dentre os horários de 15:30 às 17:00 horas.

Ainda em 2001, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball com uma redublagem feita pela Álamo. No mesmo ano, o Cartoon Network começou a exibir Dragon Ball GT terminando em 2003. Entre 2001 e 2002, A revista Heróis da TV da Editora Abril trazia como brinde um VHS com um filme da série, foram as quinze primeira edições eram de filmes de Dragon Ball Z e nas edições 16 e 17 foram lançados os dois primeiros filmes de Dragon Ball. Em Maio de 2006, o Cartoon Network começou a exibir a série “Dragon Ball” no bloco Toonami, de Segunda a Quinta, meia-noite, com cortes.

Em Abril de 2009, a Playarte lança uma coleção de DVDs de Dragon Ball, cada DVD contém três episódios sem cortes. Em Janeiro de 2011, o Cartoon Network renovou o contrato de exibição das séries de Dragon Ball no Brasil. Em Abril de 2011, o Cartoon Network exibe o anime Dragon Ball Kai, versão editada de Dragon Ball Z, ou seja mais fiel aos mangás e sem os tradicionais fillers. O canal chegou a exibir uma maratona de episódios da série, porém, em Maio do mesmo ano resolveu exibir a série original Dragon Ball Z na mesma parte equivalente a exibida de Dragon Ball Kai.

Em Setembro de 2009, o site Henshin! chegou a noticiar que a Rede Globo também exibiria o anime ainda em 2011, o que não ocorreu, em Novembro de 2011, o mesmo site noticiou que a Rede Globo possui apenas os direitos de exibição de Dragon Ball Z, já Dragon Ball Kai e Dragon Ball GT foram adiquiridos pela Rede Bandeirante e que está planeja exibir as séries em janeiro de 2012.

Dois bons sites para se conhecer:

  1. Para assistir episódios online:  http://www.animeq.com.br/2010/12/dragon-ball-z-episodios-online.html
  2. Tudo sobre a série completa: http://www.dragonballbrasil.com.br/

Flavio Martins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s