Postagens e repostagens daquilo que merece ser compartilhado: o nosso universo geek.

O que esperar do Wii U?

Um controle tablet pareceria grande novidade, se não fosse baseado em um produto que há poucos anos entrou na moda. Mas vamos organizar assim:

  • Pontos negativos do controle:
  1. Muito grande e nada anatômico. Por possuir laterias retas e ser expesso demais, pode ser bem desconfortável para se manusear
  2. Por possuir uma tela rasoavelmente larga, controles e funções extras, bateria para considerável duração, tenho tudo o que preciso para acreditar que vai ser muito pesado. Nada demais para um tablet comum, mas para se jogar por horas. Hum, não parece nada bom.
  3. Sério? Precisa ser tão grande assim? A maior parte se destina a coloção dos controles, e tudo muito mal aproveitado. Andaram demitindo designers lá no Japão, só pode.
  • Pontos positivos:
  1. A ideia de uma tela, apesar de não ser exatamente original, pode trazer muito para o jogo. Provavelmente vai ser muito divertido ter um.
  2. Começar um jogo no sofá e continuar no meio de uma viagem a carro deve ser bacana demais! Mas dois pontos têm que ser notados: o PSVita prometeu o mesmo (não oficialmente, mas um produtor de jogos afirmou que sua companhia estava trabalhando em um jogo com a função “cross play” estre o PS3 e o PSVita. Normalmente trataríamos isso como bobagem, mas meses depois, na E3 2011, se confirmou o boato. O segundo ponto: apesar disso, a versão da Nintendo do “começa aqui, continua lá”, vai ser – muito provavelmente – para todos os jogos. Melhor assim.

Pela primeira vez na minha vida vi um controle ser mais importante que o console. Não que o WiiMote não tivesse chamado a atenção, mas deixar o console em sí de “plano de fundo”, vai ao encontro de alguns conceitos que me deixam chateados.

  • Pontos negativos do console:
  1. O design não é inovador. Parece uma fusão Xbox 360/Wii. Não sei de onde tiraram aquilo. Designers japoneses estão passando necessidade, só pode.
  2. Branco, sério? Miamoto disse que “a escolha da cor branca é obvia. O branco combina com tudo”. Só se for na casa dele! (sem ofensas, é claro). No meu gosto, um console branco não combina com a minha TV Black Piano, com o meu hack em madeira, e com o preto de todos os outros aparelhos. Não que seja um absurdo, o Xbox 360 era branco, mas cadê os consoles coloridos pelos quais a Nintendo fez grande fama?
  3. Agora vou terminar de ser injusto. Vamos lá: alguns produtores estão dizendo por aí que as configurações de hardware do Wii U são sim superiores às dos consoles atuais. Mas às dos atuais apenas. Dentro de dois ou três anos um PS4 ou Xbox III poderiam estar chegando, e novamente a Nintendo vai ter um console com gráficos incompatíveis. (Eu tenho um Wii. Sei o que estou falando. Vai por mim…).
  • Pontos positivos do console:
  1. Não que deixe de ser contraditório, mas dá pra se entender: O design não é inovador, os designers estão passando fome, mas o Wii U não deixa de ter uma aparência carismática. Eu diria até graciosa. Escolha a que for ao encontro de sua opinião.
  2. Durante os seus primeiros anos, Wii U tem tudo para acabar com a concorrência. Os donos dos PS3 e Xbox 360 vão babar nos gráficos tunados do pequeno nintendo.
  3. Vai ser bom ver a Nintendo tentar encarnar um pouco a Microsoft. Jogos de melhor qualidade gráfica, rede online para downloads (Nintendo Network), alguns títulos hardcores por aqui e por lá… Lógico que não demora a aparecerem dezenas de Marios, Pokémons, Zeldas e cia. Faz parte. Todos amam a Big N por esse pessoal aí.

Veredito: O Wii U tem tudo para virar um grande console. Como de costume, vai vender aos montes. Mas diversos conceitos mereciam ser revistos. Onde já se viu querer que uma criança pequena lide com um controle de tal proporções? Parece um tanto quanto irracional.

Flavio Martins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s