Postagens e repostagens daquilo que merece ser compartilhado: o nosso universo geek.

Já vale a pena ter o PSVita?

Não tem como ser novato quando o assunto é Playstation, mas para alguém que ainda tenha dúvidas, algumas dicas:

Os produtos Playstation sempre chegam ao mercado com preços extremamente elevados, poucos títulos atraentes e “extras” que te fazem questionar o valor cobrado. Duvida? Vamos aos fatos:

  • O PS3, lançado no final de 2006, vinha nas versões 20 e 40GB, custando até incríveis U$ 799,00. Tremenda injustiça se comparado ao valor atual. Com U$ 299,00 já é possível adquirir a versão 320GB Bundle Uncharted 3! Para o portátil: cartão de 4GB, 16GB, 32GB? O que é isso, Sony? Até iPod chega aos 160GB. Não vou nem continuar. 
  •  No seu lançamento o PS3 possuia apenas 24 títulos diferentes. A maioria, nem ao Ocidente chegou. O melhor que podia se comprar era Resistence: Fall of Man, de qualidade discutível para os dias atuais. Nem preciso dizer que os jogos tinham preços super elevados e não aproveitavam em nada o potêncial do aparelho; Jogos do Vita: até agora estamos muito longe de tirar proveito do aparelho. Uncharted: Golden Abyss até é um jogo bom, mas não compensa os R$ 1599,00 cobrados pelo video-game, não sozinho. Já existem títulos bons em desenvolvimento (Resistece: Burning Skies, por exemplo) e alguns outros ‘boatos acreditáveis’ como GTA (San Andreas Stories?). Enfim…
  • Por ser uma máquina a frente do seu tempo (de 2006 pra hoje muita coisa mudou), e até mesmo por conter uma arquitetura ‘confusa de se trabalhar’, durante os dois primeiros anos de vida do Playstation 3, não se encontrava jogos de gráficos admiráveis. Aliás, Uncharted: Golden Abyss – pro PSVita – possui gráficos realmente parecidos com os do primeiro título do PS3 (Drake’s Fortune, de 2007) mesmo sengo menos poderoso. Onde isso se aplica ao Vita? Multi Touch Screen, Backtouch, duas câmeras, acelerômetro, Wi-fi, 3G, Cross Play… tudo isso pode ser muito melhor aproveitado do que está sendo feito. Acredite.

E isso foi só um comparativo PS3/PSVita. Se aplica perfeitamente aos outros produtos da linha (PS1, PS2, PSP), é só questão de pesquisar.

Notou? Pagou-se fortunas para se ter um PS3 com configurações fracas (frisando: o modelo mais simples – hoje – vem na versão 160GB por U$179,00).

Minha opinião: O PSVita ainda está supervalorizado, mas com suas baixas vendas mundo a fora, não vai demorar para que a Sony anuncie um corte de preço. Mais títulos e aplicativos estão a caminho. Nessa semana Skype, nos próximos meses, quem sabe… O sistema “cross play” (interação PS3/PSVita) ainda está muito imaturo, mas cheio de promessas.

Veredito: Não, não vale a pena comprar o PSVita nesse momento. Esperar até épocas mais oportunas é a grande ideia. Eu diria que 2013 seria o ano mais ‘saudável’ para se adquirir o Vita, em vista dos meus argumentos.

Não se esquça: Junho tem E3 e o PSVita vai ser bombardeado de novidades!

Flavio Martins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s