Postagens e repostagens daquilo que merece ser compartilhado: o nosso universo geek.

Be welcome, Playstation Vita!

Hardware

Ao contrário da Nintendo – com o seu 3DS, a Sony optou por não introduzir a função 3D em seu novo portátil. Por outro lado, o PlayStation 3, console de mesa da marca, é constantemente bombardeado por tentativas de ‘emplacar’ a tecnologia (é também capaz de reproduzir filmes no formato).

PlayStation Vita apresenta uma tela OLED de 5″ com a capacidade ‘multitoque’. Um sensor na parte traseira do aparelho capta a movimentação dos dedos, abrindo um leque de possibilidades às produtoras.

Novo Playstation Vita

O aparelho tem requisitos tecnicos de dar inveja a qualquer smartphone, tablet ou portátil. Seu processador, o ARM Cortex-A9 MPcore – possui quatro núcleos, não obstante, a GPU, também de quatro núcleos ( SGX543MP4), com clock setado em 266 Mhz. Em suma: o Vita exibe imagens com extrema clareza, de boa definição e com gráficos de ponta. As texturas exibidas nos seus jogos, pra não deixar mentir, são sempre intocáveis.

Outro ponto importante no hardware do aparelho é a presença de duas alavancas analógicas, contra um único disco analógico do PSP – seu antecessor. Esta era uma das maiores reclamações do antigo portátil da Sony, já que a câmera dos jogos ficava incrivelmente prejudicada. Agora a coisa funciona exatamente como no DualShock3, doPlayStation 3. Uma alavanca move os personagens pelo cenário enquanto a outra move a câmera. Bem mais eficiente.

novo playstation vita

Uma informação ruim: a bateria, com todos esses recursos, não se mostra párea. Em menos 4 horas (oficialmente, porque os primeiros jogadores chegaram a registrar 2 horas), se esgota. Ainda que isso represente um ponto positivo em relação ao 3DS, cuja bateria não chegou a metade disso nos testes realizados por sites especializados.

Vita também não possui memória interna para saves e jogos. A compra de um cartão de memória de formato próprio, de capacidades que variam de 4 à 32GB, é fundamental (fora esse ser um ponto negativo, acrescenta-se outro: são extremamente caros, podendo custar até mesmo U$ 100,00 um da versão de 4GB).  A mídia que será utilizada para reproduzir jogos será a NVG Card, com capacidade de 2 a 16B (limitados a 4GB no lançamento), semelhante a um cartão de memória convencional.

Por fim, uma novidade importante é a presença de duas câmeras, uma frontal e outra nas ‘costas’ do aparelho. A presença das duas câmeras promete muitas novidades em termos de chat com vídeo (Skype provavelmente se inclui nessa lista) e também na captura de filme. Claro que elas também podem ser utilizadas para jogos que rodem em Realidade Aumentada – misturar imagens do mundo real com virtuais.

Software

A antiga XBM (utilizada no PS3, PSP e televisores da linha BRAVIA) foi substituída pela chamada LiveArea, uma área de funções que prioriza o touchscreen.

novo playstation vita

Há ainda softwares pré-instalados no sistema e voltados para interação social, como o Near e o Party – o último é um canal de reunião para amigos, que poderão participar de chats (até mesmo de voz), ainda que cada amigo esteja em um jogo diferente. Este é o famoso “cross game chat”, muito requisitado no PlayStation 3, mas só presente no Vita.

Já o Near é um serviço mais simples, mas que promete surpreender de acordo com seu uso constante e adicionais funcionalidades, que poderão ser introduzidas mais tarde. Trata-se de um serviço de localização que funciona via PlayStation Network e indica quando há outro PS Vita na região, permitindo partidas imediatas, chats, compartilhamento de lista de amigos e outros. O Near também registra automaticamente se algum Vita passou perto de você em algum momento (durante uma caminhada, por exemplo), recebendo informações compartilhadas pelo dono.

E ainda mais, o Vita virá com suporte as Redes Sociais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s